As pessoas com epidermólise bolhosa simples terão uma nova alternativa de tratamento em breve. Nos Estados Unidos será aprovado o uso tópico do creme contendo o composto Diacereína (do inglês, diacerein). No último congresso na Áustria, o Dr. Johaan Bauer líder da pesquisa mostrou dados animadores da melhora dos pacientes em comparação com o grupo placebo. A pesquisa em fase II mostrou que 60% dos pacientes que utilizaram diacereína 1% tiveram redução de 40% de bolhas na área tratada (corresponde a 3% da superfície corpórea) em comparação ao grupo placebo, após 4 semanas de uso do creme. No estudo participaram 17 pessoas com EB simples de 4 a 12 anos de idade, tanto com mutação no gene K14 como no K5. Os benefícios do tratamento continuaram por ano após a interrupção do uso e apenas 15% do grupo placebo teve benefício parecido.

A diacereína é uma droga natural extraída da raiz do ruibarbo, e já é utilizada para tratamento de osteoartrite degenerativa. A diacereína é uma pró-droga que bloqueia a ligação da IL-1ß com a proteina de membrana, impedindo sua atividade. Essa citocina está aumentada na EB simples devido a formação de polímeros e agregados entre a proteína mutada e a normal produzida pelo paciente, o que leva a ativação dos queratinócitos da pele para um estado mais estressado, além de promover o recrutamento de leucócitos, ativação de fibroblastos e de proteínas da matriz extracelular. Assim, ao bloquear a IL-1β ocorre uma melhora nos pacientes com EB simples.

Últimos resultados:

https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/31095348/

A equipe DEBRA fez um esforço considerável para garantir que as traduções refletissem com precisão o conteúdo original. A DEBRA Brasil não se responsabiliza por quaisquer imprecisões, informações percebidas como enganosas ou o sucesso de quaisquer recomendações, conselhos ou sugestões detalhadas na matéria.