Existem agora várias vacinas para a COVID-19 que foram aprovadas para o uso. Indiscutivelmente, as três vacinas mais conhecidas e amplamente disponíveis no momento são a vacina mRNA da Pfizer/BioNTech, a vacina de vetor adenoviral da Oxford/AstraZeneca e a vacina de mRNA da Moderna. Várias outras vacinas para a COVID-19 foram aprovadas para uso em alguns países e há mais de 230 em desenvolvimento.

Embora o lançamento dessas vacinas seja certamente um desenvolvimento positivo e bem-vindo, há dúvidas e preocupações sobre se a vacinação contra o SARS-CoV-2 (o vírus que causa COVID-19) é segura para pessoas que vivem com EB hereditária e se elas devem ser priorizadas para recebê-lo. A desinformação difundida online sobre as vacinas para a COVID-19 e vacinas em geral também pode causar preocupação adicional.

A DEBRA International reuniu informações gerais e específicas da EB sobre a vacinação contra o SARS-CoV-2 para abordar algumas das preocupações que você possa ter. Todas as informações foram obtidas de fontes confiáveis e revisadas por especialistas clínicos de EB. É importante observar que estamos aprendendo mais sobre a própria COVID-19 e as diferentes vacinas que estão sendo desenvolvidas o tempo todo. A DEBRA Brasil fará o possível para fornecer atualizações no nosso site e redes sociais à medida que novas informações forem divulgadas.

Se você tiver dúvidas ou preocupações sobre a vacinação, consulte seu médico e/ou equipe de saúde com experiência em EB.

Agradecimentos:

Tradução: Adriana Taguchi
Revisão:
Dra. Priscila Matsumoto Martins (diretora de pesquisas DEBRA Brasil)
Dra. Jeanine Magno (diretora médica DEBRA Brasil)

Baixar o informativo

COVID-19
VACINAS E EPIDERMÓLISE BOLHOSA (EB)

BAIXAR

COVID-19
Folheto informativo

Informações e recomendações para a Comunidade EB – Versão 1
8/abril/2020

BAIXAR