Fatos sobre a Auto-Hemoterapia
Existe um relato pessoal na internet que sugere que a Auto-hemoterapia ajudou para que uma mãe com EB tivesse filhos sem a condição genética.
SE EU TIVER EB E ENGRAVIDAR, A AUTO-HEMOTERAPIA VAI AJUDAR PARA QUE O MEU BEBÊ NÃO TENHA EB?
A EB (Epidermólise Bolhosa) é uma doença genética. O uso da Auto-Hemoterapia não elimina as chances do bebê nascer com EB.
- EB Simples (autosomal dominante) – a chance de passar a condição para o bebê é de 50%.
- EB Juncionais (autosomal recessiva) – tanto o pai como a mãe carregam o gene mutante. As chances do bebê nascer com EB é de 25%.
- EB Distrófica (Dependente do tipo pode ser tanto autosomal dominante ou recessivo) – Dependendo do caso pode ser 25% ou 50%.
A AUTO-HEMOTERAPIA CURA A EB?
Não! A EB (Epidermólise Bolhosa) é uma doença genética. O tratamento definitivo será corrigir o gene defeituoso.
EU OUVI DIZER QUE A AUTO-HEMOTERAPIA AJUDA NO TRATAMENTO DE EB POIS AUMENTA A IMUNIDADE DO NOSSO CORPO.
Texto do site da CFM (27 de fevereiro de 2015):
O procedimento da auto-hemoterapia não tem efetividade científica comprovada e pode trazer danos. O alerta é do Conselho Federal de Medicina (CFM) que reforça a proibição da sua prática por médicos, pois tem recebido questionamentos e denúncias de pessoas leigas utilizando e divulgando a técnica.
A auto-hemoterapia consiste em retirar sangue de uma veia e aplicar no músculo da própria pessoa como forma de tratar algumas doenças. Em 2007, o CFM emitiu o Parecer nº 12, ainda vigente, informando que “não existem estudos relativos à auto-hemoterapia desde a sua proposição como recurso terapêutico” e que “não há evidência científica disponível que permita a sua utilização em seres humanos”.
A opinião é compartilhada pela Associação Brasileira de Hematologia e Hemoterapia (ABHH) que em seu site divulga que a “auto-hemoterapia é adotada por leigos e é desaconselhada por, além de não ter nenhum benefício comprovado no campo da ciência, poder apresentar inúmeros riscos à saúde”.
https://portal.cfm.org.br/noticias/cfm-reforca-que-auto-hemoterapia-nao-tem-eficacia-comprovada/
EXISTEM MUITOS RELATOS DE PACIENTES QUE USAM A AUTO-HEMOTERAPIA E DIZEM SE SENTIR BEM. É SEGURO SE TIVER UM ACOMPANHAMENTO MÉDICO?
Segundo o site da CFM (Conselho Federal de Medicina), os médicos que praticarem a auto-hemoterapia poderão sofrer penalidades que podem chegar ao registro profissional cassado. Além de não haver prova científica de cura, não há evidências de que possa ser utilizado em seres humanos. A maior parte das pessoas oferecendo esse tipo de serviços são leigos que não só utilizam como divulgam a técnica sem possuirem qualquer tipo de treinamento profissional.
A EB (Epidermólise Bolhosa) é muito complexa e existem vários tipos e subtipos. Antes de começar qualquer tipo de tratamento é necessário um acompanhamento médico completo. O que pode ser benéfico para alguns pode ser fatal para outros. O caso da Auto-hemoterapia é ainda mais arriscado, pelo fato da proibição do seu uso pelo CFM (Conselhor Federal de Medicina).
Um dos maiores perigos da auto-hemoterapia, especialmente quando praticada por leigos, é o risco de pegar infecção, já que o sangue é reinjetado.
Outras informações sobre a Auto-hemoterapia
Foi divulgado uma nota no site da ABHH (Associação Brasileira de Hematologia, Hemoterapia e Terapia Celular) sobre a Auto-hemoterapia. Os principais pontos são:
- A Associação Brasileira de Hematologia, Hemoterapia e Terapia Celular NÃO RECONHECE do ponto de vista científico o procedimento “auto-hemoterapia”;
- Não existe na literatura médica, tanto nacional quanto internacional, qualquer estudo com evidências científicas sobre o referido tema;
- Por não existirem informações científicas sobre o referido procedimento, são desconhecidos os possíveis efeitos colaterais e complicações desta prática, podendo colocar em risco a saúde dos pacientes a ela submetidos;
- A hemoterapia, prática terapêutica exercida por médicos hematologistas e hemoterapeutas que utiliza componentes do sangue, nada tem a ver com a chamada “auto-hemoterapia”, procedimento que consiste na aplicação intramuscular do sangue do próprio paciente. Deve-se tomar cuidado com o que se lê na internet e procurar sempre um especialista para ter o tratamento adequado.
http://www.abhh.org.br/noticia/auto-hemoterapia-nao-e-reconhecida-por-especialistas/
A prática da Auto-hemoterapia é legal?
Aqui vai uma lista das instituições que proibem o procedimento da auto-hemoterapia:
- CFM (Conselho Federal de Medicina)
https://portal.cfm.org.br/noticias/cfm-reforca-que-auto-hemoterapia-nao-tem-eficacia-comprovada/ - Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP)
http://www.saopaulo.sp.gov.br/spnoticias/lenoticia.php?id=84204 - CFBM (Conselho Federal de Biomedicina)
http://crbm1.gov.br/bio77/r77_caderno8.asp - COFEN Conselho Federal de Enfermagem
http://www.cofen.gov.br/resoluo-cofen-3462009_4372.html